terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Breve Análise do Panorama Econômico em 2009


Todo final de ano ouvimos irritantemente as musiquinhas típicas como aquela Que tudo se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender. No entanto, analisando os fatos, estamos satisfeitos com esse ano?!
                O Brasil está terminando 2009 numa espécie de ‘auge’ econômico. Não por nossa Economia ter crescido 5 ou 6% (o que não ocorreu) mas pelo fato de nossa recuperação da crise ter sido rápida. Fomos um dos últimos países a dizer “A Crise Mundial agora está afetando diretamente nosso país” e um dos primeiros a afirmar “Já voltamos a produzir e consumir números semelhantes aos da estabilidade econômica”.



              
          Segundo o jornal francês Le Monde, nosso presidente Lula foi escolhido como personalidade do ano 2009. Isso é motivo de orgulho. Não adianta negar pois até quem odeia Luís Inácio, lá no fundo sente uma felicidade por notícias como essa. O Brasil todo já está ciente disso: O governo Lula foi melhor que o governo FHC. Pelo menos sobre uma visão generalista de desenvolvimento; e não minuciosa.
                O país, assim como os demais BRIC´s (sigla para se referir aos principais emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e ultimamente África do Sul) depende muito do dinheiro estrangeiro. Por esse e outros motivos é idiotice reclamar que o Brasil cresceu menos neste ano se a média de crescimento do Mundo foi negativa. Só para lembrar, o Planeta não havia passado por isso desde a 2ª Guerra Mundial.

               Neste ano vale lembrar também algumas medidas adotadas pelo governo para não desestimular o consumo como a manutenção da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e também por permitir juros baixos e um crédito extremamente grande. O destaque foi sem dúvida, a indústria automobilística.
                Entretanto ao se falar em imposto nos derrotamos por dentro ao saber que somos sugados. O Impostômetro registrou na metade deste mês de dezembro, mais de R$1 trilhão arrecadados. Há muita gente dizendo que é isso que está sustentando alguns setores por aí e eu espero que esse dinheiro não esteja perto dos mensalões, que neste ano de 2009 voltou muito forte à tona.
                Isso foi dito em algumas notícias mundo afora nessa última semana de 2009: O Brasil já é um dos grandes! Devemos acreditar nisso e trabalhar para nós mesmos, para nosso povo e para melhorar uma sociedade marginalizada todos esses anos e que agora está provando que tem relevância nas Questões Climáticas, na Cooperação Diplomática e sobretudo, uma expressiva confiança na sua Micro e Macro Economia.

 "O Brasil decola". Capa da revista inglesa de The Economist, de Dezembro/09, inclusive foi tema do     meu trabalho de Semiótica da Comunicação!






quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Natal: uma passagem a ser salva e não intermitente em nossas Vidas



Lembro me que no ano passado, em uma conversa com meu vizinho, falamos sobre a superficialidade do Natal, na verdade de mais um Natal. No entanto ,caso venhamos a ter essa conversa novamente, vou discordar dele.
Natal não é somente uma data. Não é uma época de 'juntarmos' os parentes, fazer uma ceia e trocar presentes e amigos secretos.
O Natal é um momento, uma passagem de reflexão. Devemos parar para refletir sobre como está o curso de nossa vida e sobretudo sobre o que fizemos de bom e de mal no ano que está terminando.
Os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo, o salvador enviado por Deus para transformar este mundo num recanto de Paz, Amor e muita Bondade. Todavia até os que não são cristãos devem aproveitar esse momento para pensar muito em suas vidas e no ano que passou tão rapidamente e atormentado com brigas, stress e pensamentos negativos.
Essa reflexão que digo é saber usar o discernimento e com a razão vamos escolhendo o que é bom para nós e para quem está perto da gente, respeitando todos, inclusive o meio ambiente em que pisamos. Vemos aí tantas reuniões para encontrarmos alternativas para ele, mas se tudo começar do nosso interior, as coisas vão dando certo.

Acredito que neste ano pude evoluir um pouco mais e caso haja uma reflexão dessas novamente com meu vizinho, ela será diferente do tipo "Nossa Heraldo, mais um Natal! Nem tem mais graça, mal comemoramos e passa tão rápido que nem vivemos isso! Ninguém quer saber de nada! São só alguns dias pensando em enfeites e mensagens toscas, ihhh...!"
O Natal é superficial se deixarmos que ela atue de uma maneira superficial e intermitente (desigual) em nós. Precisamos salvar nosso Natal! Pois caso ele seja de maneira superficial, o que vai adiantar a ceia, os presentes e as pessoas sorrindo para nós?!
Por isso, vamos refletir muito! O cristão deve usufruir do nascimento do Cristo para melhorar o seu cotidiano e o de seus semelhantes no ano seguinte; os que não são cristãos também devem refletir muito, seja lá em qual Deus acreditem, pois isso não importa contanto que o transcendente anuncie uma mensagem de bondade para o nosso universo!

Agora nas férias voltarei a escrever mais em blogs. Durante o ano acabo por ficar mais ligado nos sites e projetos da faculdade.

Tenham todos um Natal a ser vivido de verdade e que 2010 seja ainda melhor que 2009!

sábado, 3 de outubro de 2009

Réplica do Batmóvel, parece ser perfeito!







Eu como fã do Batman não poderia deixar de postar essa obra que fizeram na Suécia!








O texto é o mesmo que escrevi para a Editoria de Ciência & Tecnologia do Web Jornal da Unesp - www.mundodigital.unesp.br/webjornal --->VISITEM heheh!

Réplica do Batmóvel é construída na Suécia
Fã do herói gastou US$ 1 milhão e até as ferramentas do carro são idênticas



De repente nas ruas de Estocolmo um carro grande e preto surge no meio do frio da capital sueca. Leif Garvin demorou 3 anos para terminar o carro do homem morcego, gastando mais de US$ 1 milhão, mas instalando todos os apetrechos que aparecem nos filmes do Batmam.
Segundo o site Bilfeber, o sueco pegou um Lincoln Continental de 1973, carro considerado um sedan de luxo, e passou mais de 20 mil horas alterando toda a estrutura. As chamadas gadgets (parafernálias) estão por toda a parte, como armas de fogo, navegadores via satélite e até os comandos de voz para piloto automático que o Morcegão sempre usa em suas aventuras por Gotham City.
O Batmóvel dos recentes filmes do Batman existe de verdade e é usado atualmente para desfiles importantes, entretanto, o construído pelo sueco é muito mais parecido com o Batman dos quadrinhos e desenhos animados.


Réplica sueca

Réplica do carro do filme, feita por um norte-americano

domingo, 6 de setembro de 2009

Tá afim de ficar ficar famoso na Web!? Evento em São Paulo ensina isso!

Achei muito interessante o evento que ocorreu em São Paulo na última quinta-feira (3 de setembro). Chamado YouPix, reuniu feras da comunicação e da informática com o objetivo de debater o tema Como fazer sucesso na Web.
Lá foram citados várias famosidades do Youtube, como a nutricionista Ruth Lemos (Sanduíche-iche), que se 'embananou' com o ponto eletrônico durante entrevista ao vivo no Jornal Hoje e por isso uma entrada ao vivo séria virou algo muito engraçado aos telespectadores e internautas.
Pelo que andei lendo, foi um verdadeiro dia de como aprender a ser pop na web!
Segue o link dum VT que a Folha de São Paulo fez para o site,com entrevistas de Marcelo Tas, Rosana Hermann, entre outros participantes! A idéia do evento é bem bacana!
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u619739.shtml


Em alguns dias postarei uma matéria mais completa sobre o evento no site do Web Jornal da Unesp, na sessão de Ciência e Tecnologia.
até a próxima!!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Mr. Big Reunion 2009


Foi sensacional rever a formação original do Mr. Big esse ano. A banda foi formada no ano que eu nasci (1988). O show da Reunião está fresquinho, gravado em Julho deste ano. Todos estão com os cabelos bem mais curtos do que nos antigos grandes shows da década de 90. Mas o gás continua o mesmo (ou até melhor!).
Na verdade foram 12 anos de espera para um novo material com a formação original da banda. Na minha opinião, Richie Kotzen, apesar de um excelente guitarrista de Hard Rock (e do seu interessante trabalho no Mr.Big), não conseguiu substituir a essência "Gilbertiana". Considero a música Shine como marco da última formação, tanto a versão elétrica quanto a acústica. A letra é do próprio Richie!
Eu ainda não assisti a todas as canções, mas destaco a "Addicted to that Rush". O baixista Billy Sheehan iniciou seu two hands e logo Paul Gilbert vem andando da direita para a esquerda e começa o breve duelo, já com Pat Torpey deslizando no chimbal. Uma releitura perfeita dos shows que eles faziam na década passada (inclusive no próprio Budokan, em Chiyoda, no Japão).
www.youtube.com/watch?v=WbmnycKpjE0&feature=PlayList&p=3B8ECBF0A88FD873&playnext=1&playnext_from=PL&index=2

http://www.youtube.com/watch?v=lopEivpvqek
show de 1993


Billy, Pat, Paul e Eric num dos momentos de "crianças"
(show DVD 2009)

Set List DVD Reunion 2009:
01. Daddy, Brother, Lover, Little Boy
02. Take Cover
03. Green-Tinted Sixties Mind
04. Alive And Kickin’
05. Next Time Around
06. Hold Your Head Up
07. Just Take My Heart
08. Temperamental
09. It’s For You (cover : Three Dog Night) ~ The Planets Op.32 : Mars (cover: Holst) (Billy, Paul, Pat)
10. Pat Torpey Solo (Inc: The Long And Winding Road (The Beatles))
11. Price You Gotta Pay
12. Stay Together
13. Wild World (Acoustic)
14. Goin’ Where The Wind Blows (Acoustic)
15. Take A Walk (Acoustic ~ Electric)
16. Paul Gilbert Solo (Double Neck)
17. Paul & Billy Duo
(Double Neck) ~ Full Band Human Capo
18. The Whole World’s Gonna Know (Double Neck)
19. Promise Her The Moon
20. Rock & Roll Over
21. Billy Sheehan Solo
22. Addicted To That Rush
23. To Be With You
24. Colorado Bulldog
5. Smoke On The Water (w/Change of Instruments)
26. I Love You Japan
27. Baba O’ Riley
28. Shy Boy

Não é de agora que o Mr. Big é amado no Japão. Em 1997 a banda gravou o primeiro Live in Budokan. Os norte-americanos precisam se contentar e aceitar que os orientais amam o Rock Ocidental, principalmente o Hard e o Heavy Metal!
Gosto muito do Mr. Big porque eles são uma das pouquíssimas bandas em que todos os instrumentos ganham destaque nas músicas. Tanto é que falam por aí que Billy Sheehan toca uma guitarra baixolada. No show da Reunião houve solos dos três instrumentos! Fantantástico! Sem citar as brincadeiras durante as músicas como em "Daddy, Brother, Lover, Little Boy" em que Paul e Billy tocam suas cordas com uma espécie de furadeira!


A banda na época cabeluda, primeiro álbum
ao vivo no Budokan, uma das arenas de shows
mais famosa do mundo, em Tokyo.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Em quem acreditar, hein!?



Os ataques entre Record e Globo já viraram um pé no saco essa semana.

Quase fui na cozinha retirar a TV de lá pra botar na sala e poder assistir aos dois noticiários principais ao mesmo tempo (Jornal da Record e Jornal Nacional). Então fiquei alternando os canais 6 e 1 durante as reportagens acusatórias. Como muita gente por aí, vários pontos de interrogação e exclamação começaram a surgir na minha cabeça: Mas se isso foi assim, como aconteceu aquilo? Eu achei que fosse daquele jeito! Nossa! Nunca imaginei isso! Isso o que eles estão transmitindo é verdade mesmo?!

Bom, depois me toquei e percebi que não ia adiantar em nada. Quando a reportagem passou novamente, só que na Record News, eu não consegui assistir de novo ( o mesmo aconteceria se eu estivesse assistindo à Globo News ).

Acho que nada vai servir uma emissora atacar a outra. Com as denúncias do Ministério Público (MP), a Globo aproveitou para começar o ataque, sim, isso é verdade. Sofrendo os ataques da concorrente, a Record então juntou o material da história do Roberto Marinho e contra-atacou a Globo, sim isso é verdade.

Não adianta querermos escolher um lado. Elas tem o poder. É ridículo ver as entrevistas nas reportagens. A Globo mostra os deputados entrevistados que dizem "Sim, é preciso investigar direito, pois os fiés estão sendo enganados" e a Record, por sua vez entrevistou alguns políticos comentando toda a monopolização da mídia televisiva brasileira nos últimos anos e disseram que a Record está ajudando na democratização do acesso à informação no Brasil nos últimos anos.

Hoje a tarde meu amigo e eu estávamos andando por Monte Alto e ele comentou comigo que havia feito uma cópia do documentário Muito além do Cidadão Kane. Peguei emprestado; confesso que foi a primeira vez que assisti e nem por isso vou continuar quebrando a cabeça tentando saber quem está dizendo a verdade, quem é o mocinho e a donzela na mídia brasileira.

Só digo a tristeza de saber o mal que ronda por trás de tanta coisa. Tantos interesses, tanta mentira, tanta gente enganada.
Nem parecem adultos, nem parecem empresas. Não parecem profissionais.

Nisso, eu desejaria que outra emissora, isenta de corrupção, atacasse ambas. No que ia dar?


Bom, não vou nem falar nada do nosso Senado, senão vou perder a fome pra amanhã.

Muito além da Lei Antifumo II

Fico feliz em ouvir nos noticiários que outros Estados brasileiros estão planejando a implantação da Lei Antifumo. O Datafolha divulgou uma pesquisa entre jovens de 12 a 22 anos e 85% deles adoraram a nova lei. O Lula precisava dar uma força para isso chegar ao nível Federal.
Quando ouvimos essas leis por aí, pensamos que é exagero, radicalismo (como a Lei Seca também). Todavia, eu acredito que esse “radicalismo” é o que faz as coisas se ajeitarem, funcionarem! É o mesmo que pensarmos em um curso fácil de uma Universidade. Os professores que cobram mais, na minha opinião são os melhores pois fazem o aluno aprender aquilo e levar o assunto a sério.
O mesmo devia ser para a Cidadania. A questão do Lixo, por exemplo, devíamos imitar os gringos e se um policial/agente/fiscal nos pegar jogando qualquer lixo na rua, devemos ir em cana ou pagar uma multa alta ou até prestar serviços sociais.
Infelizmente é desse jeito que o ser humano age. Ele só faz as coisas certas sob uma pressão por cima. Na hora que a coisa aperta, mudamos rapidamente nosso comportamento. O meio social deve ser como em casa. Se eu sujo o chão da sala com sorvete, um autoritário (no caso meu Pai ou Mãe) vem e me fala pra limpar aquilo. Na rua somos todos iguais, seja rico, pobre... Vamos pegar o exemplo da gripe suína: se uma pessoa só não se cuidar, ela pode contaminar mais outras cem! Por isso o governo e o pessoal da Saúde deve nos pressionar para os cuidados básicos com o H1N1. Apesar das diferenças econômicas, por dentro somos todos iguais, sem distinção quanto aos deveres na Sociedade.

Muito além da Lei Antifumo I

0800-771-35-41 (para denúnicias de locais que não cumprirem a nova Lei)


Eu acredito que a Lei Antifumo pode dar certo sim! Quando fiquei sabendo do projeto, nem acreditei pois tenho um certo pessimismo em relação à maioria dos governantes.
A Lei não é para tirar o direito de fumar. Simplificando: quem fuma deve parar de prejudicar quem está por perto. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o tabagismo passivo – aqueles que inalam a fumaça dos que fumam – é a terceira maior causa de mortes evitáveis em todo o mundo. A cada 6 segundos uma pessoa morre no planeta por causa do tabaco.
Só para citar outros dados: são cerca de 1,5 bilhão de fumantes no mundo e 5 milhões de mortes por ano com enfisema pulmonar, cânceres como o de boca, laringe, pulmão, esôfago e até infartos! Felizmente no Brasil o número de usuários tem diminuído nos últimos anos, porém na maioria dos outros países sub-desenvolvidos e em desenvolvimento esses números aumentaram (são 84% de todos os fumantes mundiais). Um pesquisa carioca revelou que o ato de fumar está diretamente ligado ao nível de escolaridade e em países africanos o valor gasto em tabaco chega bem perto ao gasto com alimentação. Se os dados não forem revertidos, em 15 anos o número de mortes passará para mais de 7 milhões ao ano, segundo a OMS.
A questão prejudicial deve ser bem analisada por quem é contrário a Lei. Quem fuma pode continuar fumando, mas longe dos outros. Deve fumar em casa, na esquina, longe dos locais fechados.
O estado de São Paulo dá um avanço na Saúde. Sempre é bom nos espelharmos em quem obteve bons resultados numa política, no caso cidades como Buenos Aires, Nova York e Paris e esperamos que isso (aliado a uma Educação Especial) seja encaminhado aos países pobres, já que eles fumam mais.
A fiscalização vai sair cara? Não, o governo calculou que o gasto com agentes vai ser menor que o valor usado para a Saúde no tratamento dos doentes do fumo. Tudo indica que muita gente vai ser estimulada a parar de fumar e/ou a procurar tratamento específico. Enfermidades que são evitáveis precisam de ações como essa por parte dos governos!

♦vídeo explicando um pouco sobre a Lei Antifumo: www.youtube.com/watch?v=vKIlDOQdhC8

George on News

Eu sempre me achei um tanto assustado com toda essa explosão dos apetrechos da Web. Sites de relacionamentos, fotos, vídeos, exposição da vida, miniblogs instantâneos, isso tudo me faz pensar cada vez mais como serão as coisas no futuro. Fico quebrando a cabeça aqui e imaginando como vai ser quando eu for um tanto mais velho e estiver trabalhando num local bacana de Comunicação (eu espero, né!). Quais as ferramentas que vou usar para trabalhar?! Não consigo imaginar o Jornalismo sem Internet.Costumo manter o Orkut bastante atualizado mas lá o público é bem mais restrito ao que um site de relacionamentos precisa oferecer mesmo. Aqui quero deixar esse lado 'Social' mais de lado mesmo e postar conteúdos mais gerais e assuntos sobre a mídia, principalmente.Não quero escrever aqui só por estudar Jornalismo. Pelo que sei de Jornalismo e Comunicação, é preciso separar isso de que quem escreve em Blogs é jornalista. Nosso diploma foi rebaixado e exercer o Jornalismo de fato, é muito mais do que emitir opiniões, escrever algo interessante, publicar vídeos nos meios... Sempre dá aquele nervosinho no fundo quando alguém vem pra mim dizendo "Ah, você deve falar bastante no microfone lá na faculdade!". Lógico que o Jornalismo possui o prático e o teórico mas alguns estereótipos de Rádio, Televisão e Impressos sempre predominaram na cabeça da maioria.Valeu pela sua visita, fale o que quiser aqui: critique, opine, me ajude a aprender a reforma ortográfica e aponte soluções nas discussões!
Fique à vontade!

abraços!